expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Apresentação

O que falar sobre mim?


Sempre fui amante da literatura e da sétima arte. Creio que esses foram os principais componentes que me fizeram se interessar pela arte de criar e escrever... Hoje eu não sei o que seria da minha vida sem a escrita. É nesse âmbito que eu consigo expor aquilo que sempre almejo enfrentar, ou que eu sempre desejei experimentar, sejam desafios banais ou dos mais hediondos! Faço da minha escrita uma tela de cinema; imagino como se minha mão fosse uma câmera e as palavras o conjunto de enquadramentos responsáveis pelo resultado final.

O que eu já publiquei?

Em Julho de 2012 lancei o primeiro livro de uma trilogia. A saga "Entre o Céu e o Mar" se resume aos três livros, sendo que um deles (o primeiro publicado) possui seu próprio desfecho e pode ser lido independentemente dos outros dois. Esse primeiro livro é UMA ODISSEIA ALÉM DO OCEANO. Os outros dois se chamam NOS MONTES DA INOCÊNCIA (Parte 1 e Parte 2). Em Agosto de 2013, na Bienal do Rio de Janeiro, foi lançado o primeiro volume (e infelizmente eu não pude comparecer ao estande da editora, em virtude da distância e da minha condição financeira). Em Fevereiro de 2014, lancei na minha cidade o mesmo volume. E para concluir a saga, previsivelmente lançarei o último NOS MONTES DA INOCÊNCIA em 2015. Mas até lá trarei muitas notícias.
Também já participei de três antologias, cada uma envolve um tema diferente. Em 2012 participei de O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO, sob a organização da talentosa Lycia Barros, com o conto "O Preço da Fama". Em 2013, com a mesma equipe, integrei AMORES IMPOSSÍVEIS com o conto "A Filha do Major". No mesmo ano (e dessa vez, prestando homenagem ao mestre do horror), embarquei na antologia THE KING, contribuindo com "Um Grito na Escuridão".

O que me influencia?

Fui influenciado muito pelos autores que li ou ilustradores que acompanhei. Minhas influências são repentinamente colocadas à prova, mesmo nas entrelinhas dos livros, cuja fonte provém de mentes tão sagazes quanto as de HP Lovecraft, Quentin Tarantino, Agatha Christie, JRR Tolkien, Virginia Woolf, Edgar Rice Burroughs, Marcos Rey, James Cooper, Sergio Leone, Bram Stoker e dentre outros grandes nomes, até mesmo criadores de jogos e afins. Sou um seguidor nato de filmes Tarantinescos e contos Woolfianos, por essa razão, assim acredito, a maioria dos meus textos evocam um misto de ação violenta com um drama suave. Sou apaixonado por revistas em quadrinhos, diálogos rápidos à la Vonté e cinema asiático e europeu.

Expectativas?

Espero poder agradar a maioria dos leitores, sem esquecer, é claro, de que a principal meta é aprender e evoluir. Espero que curtam os projetos que estão em andamento também, aos poucos, no proceder do tempo, tomarei o encargo de compartilhar muitas novidades.
Abaixo, algumas artes que fizeram parte do início dos livros (de 2002 até então):

Vasseur Legrand: O pirata de braços tatuados (arte de 2010)
Annette Legrand e Richter Belmont (arte de 2010)

Richter e Annette (arte de 2010)
Alguns desenhos dos personagens foram feitos com um conceito diferente =)

Esses foram feitos em meados de 2002, a casa ao fundo, inclusive, é a mesma que eu residi nessa época!
Tomei a liberdade de ir até lá e tirei essa fotografia. Muita coisa mudou por lá, mas é o ciclo. O que fica é a lembrança dos dias maravilhosos vividos naquele local. 2002 foi um ano marcante na minha vida, onde descobri a literatura e a fantástica arte de desenhar. Foi nesse lar, também, que eu conheci a série Castlevania, que viria a ser a maior influência por trás da criação desses primeiros livros.
Na mesma época conheci os atores acima (Keira Knightley e Travis Fimmel) que se tornaram duas referências para as artes
Richter, Annette e Vasseur
Simon, Annette e Vasseur (2010)
Vasseur, Annette e Richter (2003)
Continuemos a navegar... O vento está a nosso favor! =)

Lembrando que outras referências, citações, desenhos, curiosidades e interatividades estarão presentes no blog.

Um abraço!
Robson Gundim

Nenhum comentário:

Postar um comentário